I - Identificação:
Nome da Unidade Escolar: Escola Est. Gercina Borges Teixeira
Endereço completo: Av: Coronel Lindolfo Alves Dias n°677, Centro.
Subsecretaria que está jurisdicionada: Subsecretaria regional de Iporá
Diretora: Renata Marques Ferreira de Lima e Silva
Vice-diretora: Ângela Rodrigues de Sousa Lopes
Coordenadoras:Maria Alminda Silva
Maria Auxiliadora Martins Barros
Dinamizadora:Luzedir Rodrigues Moreira
Edna Aparecida Luiza dos Santos Gouveia
Professoras: )Auristelina Cândida Borges
Dulcinéia Maria Reis dos Santos Pereira
Daiana Batista TokunagaEdivanilda Barbosa de Oliveira
Edna Aparecida Luiza dos Santos Gouveia
Jaqueline de La Rosa Zuluaga
José Marcos Quintino
Luzedir Rodrigues Moreira
Vanir Helena de Almeida
Wemerson Sousa Batista
Título do Miniprojeto:III Semana do Pensar e Refletir
Tema:Pensar e Refletir
Nível de Ensino:Fundamental Final
Numero de alunos:
Cronograma: Cinco dias
Componente Curricular: Arte, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
Inicio: 17/05/10
ll – JUSTIFICATIVA
A Escola Gercina Borges Teixeira, atende uma clientela heterogênea do ponto de vista social econômico e cultural.
Este Projeto e resultado de vários estudos, pesquisas e análise de outros documentos onde visa auxiliar o trabalho do docente, as sugestões metodológica do projeto que se apresentam mais detalhada, a fim de tornar o mesmo mais simples e viável.
O sucesso deste projeto está vinculado à ação do professor na execução do mesmo.
Quanto à participação do aluno, o papel do professor e o de criar condições para que o educando possa resolver situações-problemas, sendo desafiado a refletir, a discutir com o grupo, a elaborar hipóteses e procedimentos, a extrapolar as aplicações e a enfrentar situações novas. Enfim ter possibilidades de raciocínio e de ação.
Do 6° ao 9° ano será trabalhado ações de forma integrada, evitando o tratamento exaustivo de um determinado assunto em detrimento.
.As ações a serem trabalhadas visam estimular o alunado da Unidade
Escolar, nos períodos matutinos e vespertinos – 12 turmas, num total de 295 alunos e 35 funcionários – os quais realizarão estudos e atividades que proporcionará um ensino significativo e permanente para a vida de todos. Plantando em cada um a consciência e a vontade de estar a procura do saber.
Para fortalecer o ensino aprendizagem, as ações do projeto contarão com participação de todos os professores, que proporcionarão um conhecimento amplo, tirando dúvidas referentes ao tema e alertando de forma real e sucinta, através das ações.
O grupo gestor ficará responsável pela sensibilização, sendo que esta acontecerá com alunos e funcionários. A professora Dulcineia ficará responsável em montar um programa de rádio cujo nome e “ Sintonia Educativa” sendo que o mesmo trará informação de como será a semana do Pensar e Refletir.
A diretora Renata indicou o filme Avatar que retrata programa em que “condutores” humanos tem sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distancia capaz de sobreviver nesse ar letal acreditando ser uma fonte de reflexão para o que está acontecendo nos dias atuais, pois o mesmo nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.
A professora Edna ficou responsável em organizar as cartelas e as fichas a serem cantadas do bingo da tabuada de multiplicação. As dinamizadoras do LIE ficou responsável em fazer o divulgação do blog da escola cujo endereço é escolagercinaborges.blogspot.com através de cartazes e a sensibilização do 7° concurso de redação cujo tema é:Novas tecnologias da comunicação: aliados ou não da educação.As Professoras Inês e Luzedir organizou uma galeria de arte onde será exposto as telas que os alunos farão, utilizando papel cartão e tinta.
As coordenadoras ficarão com a organização e execução do garoto(a) Pensar fazendo uma eleição em sala sendo que os próprios alunos estarão elegendo quem mais se enquadra no perfil: ser responsável, interessado, participativo assíduo, dinâmico ter boas notas. Os professores das disciplinas de Ling. Portuguesa, matemática, geografia, ciências, história e Ling. Inglesa ficará responsável em elaborar questões do simulado sendo três questões para cada disciplina exceto português e matemática de quatro questões sendo de múltipla escolha.
Acreditamos que o nosso empenho neste projeto seja de grande valia e que ele nos sirva como um guia de orientação para efetivação de um trabalho educativo de qualidade
III. OBJETIVOS• Conscientizar os alunos, sob a importância das ações da semana.
• Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, conceituar, representar, generalizar e o hábito de concisão e rigor.
• Desenvolver hábitos de estudo, atenção, responsabilidade e cooperação.
IV- Ações
• Sensibilizar a Unidade Escolar quanto à necessidade de executar as ações. A sensibilização acontecerá sob forma de reunião com todos os funcionários da unidade escolar sob a responsabilidade do Grupo Gestor.
• Montar, organizar e executar o programa do Rádio Pátio “ Sintonia Educativa”. A professora responsável Dulcineia.
• Divulgação do blog e sensibilização do concurso de redação. Professoras responsáveis Edna e Luzedir.
• Confeccionar as cartelas do bingo e vender as mesmas por 0,50 para arrecadar fundos para agudar pagar a energia da EU. Professora responsável Edna.
• Realizar o concurso do garoto(a) Pensar e Refletir realizado nas salas de aula sendo o 1°, 2° e 3° lugar, sendo que o resultado será divulgado momentos antes de começar o concurso de poesia.
• Ensaiar e apresentar poesias, contos e causos. Professores responsáveis Auristelina Cândida e Vanir Helena, alunos do 6º, 7º, 8º e 9º dos turnos matutino e vespertino.
• Montar uma galeria de arte, sob a responsabilidade das professoras Inês e Luzedir.
• Realizar o simulado.
V - Considerações Finais:
Segue em anexo os relatórios dos professores e alunos onde os mesmos relatam os pontos positivos e negativos das ações desenvolvidas pelos professores.
VI. AVALIAÇÃO
Todo trabalho realizado durante a semana será apresentado e exposto na escola, registrado através de, fotografias, cartazes, provas, rádio pátio e relatórios..