
Hipertexto: é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Hipermídia: O conceito hipermédia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digilização do conhecimento traria para a humanidade, como hoje podemos observar com a democratização de praticamente todas as informações, livros, vídeos e áudios.
Potanto é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário.
HIPERLINKS - Conhecidos também como links trata-se da alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre diversas páginas da WEB auxiliando a navegação e tornando a movimentação mais rápida dentro de um texto longo.
Portanto hiperlinks são comandos como ícones que ao clicar sobre eles abrem programas ou arquivos.
Sua forma pode ser uma palavra ou expressão, imagens, arquivos multimídia ou ainda um documento Microsoft Office e quando clicada com o lado esquerdo do mause abre-se uma página diferente em um lugar diferente da WEB pode ser um formulário, uma página de e-mail entre outros. A palavra ou expressão aparecem de uma maneira geral sublinhadas e em cor azul, pode aparecer sem o sublinhado e também em outras cores.
Portanto hiperlinks são comandos como ícones que ao clicar sobre eles abrem programas ou arquivos.
Sua forma pode ser uma palavra ou expressão, imagens, arquivos multimídia ou ainda um documento Microsoft Office e quando clicada com o lado esquerdo do mause abre-se uma página diferente em um lugar diferente da WEB pode ser um formulário, uma página de e-mail entre outros. A palavra ou expressão aparecem de uma maneira geral sublinhadas e em cor azul, pode aparecer sem o sublinhado e também em outras cores.
AUTORIA NA WEB - Esse termo é muito difícil de definir uma vez que os textos produzidos podem ser unilaterais ou textos de autorias coletivas, devemos considerar que a própria produção de conhecimentos é uma reelaboração de conhecimentos já estabelecidos, diante disso na era digital não podemos tratar esse assunto somente como uma construção unilateral.
As formas colaborativas de produção via WEB introduzem uma nova conceituação do que seja autor. Temos como exemplo de experiências do tipo as WIKI (enciclopédias ou glossários) em que podemos visualizar produções não de apenas um único sujeito mais a interatividade proporcionada pela WEB proporcionou o surgimento de autor coletivo, colaborativo, participativo e aberto à nova elaboração.
As formas colaborativas de produção via WEB introduzem uma nova conceituação do que seja autor. Temos como exemplo de experiências do tipo as WIKI (enciclopédias ou glossários) em que podemos visualizar produções não de apenas um único sujeito mais a interatividade proporcionada pela WEB proporcionou o surgimento de autor coletivo, colaborativo, participativo e aberto à nova elaboração.
Elaboração do projeto |
Este relatório tem por finalidade relatar a elaboração do projeto “Uma Careta para as Drogas” que será desenvolvido na Esc. Est. Gercina Borges Teixeira.
Vejo que para executar trabalhos como este é preciso planejar, prever, dividir responsabilidades, aprender conhecimentos específicos relativos ao tema em questão, desenvolver capacidades e procedimentos, usar recursos tecnológicos, aprender a trabalhar em grupo agindo de acordo com as normas, valores e atitudes esperadas, dividir e redimensionar as tarefas, avaliar os resultados em função do plano inicial. Isso
com certeza acontecem, pois todos do grupo (Edna, Inês, Maria Auxiliadora e Vanislene) colaboraram de forma ativa na elaboração do projeto e execução das tarefas.
com certeza acontecem, pois todos do grupo (Edna, Inês, Maria Auxiliadora e Vanislene) colaboraram de forma ativa na elaboração do projeto e execução das tarefas.
Para montar o projeto nos reunimos várias vezes para organizar, com o máximo cuidado possível, levando em conta sempre as reais necessidades dos alunos.
Assim sendo a temática foi escolhida por ser bastante relevante para o município, visto que o número de entorpecentes cresce a todo dia, um trabalho como esse exige muita dedicação e tempo para expandir e compartilhá-lo com eficiência.
Acreditamos que esse projeto será bem aceito pela comunidade escolar, devido se tratar de um problema amplo e complexo que está atingindo cada vez mais os nossos alunos.
Somos um grupo atuante, todos participam e dão sua colaboração para a realização das atividades.
Devido ser moduladas na mesma unidade escolar fica fácil trocarmos idéias e realizar as atividades em grupo. Todos os integrantes do grupo participam de maneira ativa dando opiniões e manuseando o computador. Já é de costume nos reunir na quarta e quinta-feira no fim da tarde para realizar toda atividade do módulo em estudo.
Geralmente fica pronto uma semana antes do início do módulo seguinte. Isso com certeza acontece pois todas são responsáveis e compromissadas com o aprender.
Realização das atividades |
Grupo de estudo |